Voluntariado Reiki


Projeto voluntariado da terapia Reiki no SUS em Poços de Caldas/MG

RESUMO DO PROJETO

A procura por tratamentos naturais e complementares cresce mundialmente junto com estudos confiáveis atestando sua eficácia. Com o crescimento de tais práticas a aproximação com a medicina convencional é natural, e esse é o objetivo do projeto integrar a terapia complementar, no caso o método Reiki no Sistema Único de Saúde (SUS) através do voluntariado. Essa combinação é excelente e benéfica para as pessoas já que ambas buscam a prevenção e juntas torna-se acolhedoras, diversificadas, potencializando os tratamentos já incorporados e com menos efeitos colaterais.

Com a incorporação do projeto a pessoa adoecida recebera o devido acolhimento integral, junto com a estratégia de saúde da família. Compartilhando com a medicina convencional a perspectiva vitalista. Zelando pelo individuo, dando mais ênfase ao enfermo do que a própria doença. Ofertando a terapia Reiki a população do município e região. Promovendo a saúde integral e fortalecendo ações inovadoras.

COMO NASCEU O PROJETO

O projeto de voluntariado nasceu a partir de um grupo de praticantes da terapia Reiki aonde os mesmos partilham o ideal de fazer o bem não só aos familiares e amigos, e sim a comunidade.

Porem a falta de um local adequado para ofertar a terapia Reiki a comunidade foi um empecilho já que é um serviço não remunerado com intenção de beneficiar os cidadãos poços-caldenses e da região.

Através da portaria nº 849 de 27 de março de 2017 aonde é incluído a terapia Reiki à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), esse ideal ganhou forças e uma possível frente de atuação, mais que isso objetivou também inspirar a pratica do voluntariado das PICS em outros municípios.

APOIO

- Espaço Kurama - Saúde e Desenvolvimento. Localizado na cidade de Santos/SP, fornece atendimentos e cursos de medicina chinesa e PICS. Telefone: (13) 9 8132-3240 - facebook.com/espacokurama

- Vereador Gustavo Bonafé (confira seu trabalho). Em 26 de outubro o projeto foi apresentado ao vereador Gustavo Bonafé e em 09 de novembro apresentado ao secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva. (confira na mídia: Câmara Municipal - Poços Já - Mantiqueira). Em ambas apresentações o apoio foi grande e positivo, surgindo uma união imediata nos interesses de solidariedade.

PORQUE PRESTAR O SERVIÇO NÃO REMUNERADO DA TERAPIA REIKI?

a) Nos cursos da terapia Reiki as regras de conduta (Gokai) são aprendidas e se o praticante desejar integradas. Este legado contem valores morais e atitudes, um fundamento ético para a pratica do Reiki e crescimento interior.

b) A pratica é fundamental para obter uma real experiência, compreensão do método Reiki e crescimento das próprias habilidades. O projeto vai proporcionar a diversidade necessária para tais desenvolvimentos.

c) Ao estar frente a frente com problemas que são diferentes da realidade do praticante, além da visão social e da saúde, percebe aquilo que precisa ser desenvolvido e torna-se mais grato.

d) O voluntariado te dá uma oportunidade de fazer uma enorme diferença na vida das pessoas. O crescimento de um, sem dúvida é compartilhado por todos. Através dessa nobre ação o retorno emociona, ensinará a ser mais compreensivo, e no final dos atendimentos vai sentir uma grande alegria no coração. Tal recompensa não é encontrada em muitos serviços remunerados e em outros lugares.

O VOLUNTÁRIADO DA TERAPIA REIKI


Pré-requisitos:

- Possuir a idade mínima de 18 anos completos;
- Ter realizado o curso presencial de Reiki Usui;
- Amor, dedicação e compaixão pelo próximo;
- Disponibilidade em um horário fixo atendendo na cidade de Poços de Caldas/MG.

Analise e acompanhamento do voluntário:

- Será verificado o certificado de Reiki, estabilidade do voluntário e capacidade de realizar o voluntariado;
- Todo voluntário será apoiado e acompanhado. Existirão reuniões esporádicas seguindo calendário de aprimoramento;
- De acordo com a necessidade pode existir treinamentos individuais ou em turmas.

Deveres do voluntário:

- Respeitar a vida privada, diferenças religiosas e culturais;
- Sigilo sobre assuntos confidenciais;
- Garantir a regularidade do trabalho voluntário;
- Seguir as regras/normas do local de atendimento, inclusive higiene e segurança;
- Cuidado pela devida utilização dos bens e meios postos à disposição;
- Nunca interferir no tratamento convencional e sempre colaborar com os profissionais da saúde;
- Promover o trabalho de equipe, convivência agradável e feliz.

Como participar:

- Realizar o cadastro online aqui e o mais breve possível enviar o certificado do último nível cursado de Reiki para o e-mail: eduardofonseca@hotmail.com.br.

 Unidades atendidas
Breve informações...